A Praia de Castelhanos é uma praia imperdível, nela você irá encontrar tranquilidade, sossego, um profundo contato com a natureza, e tudo isso com uma boa dose de aventura. A Baía de Castelhanos abrange as praias de Castelhanos, Mansa, Vermelha, Figueira, Saco do Sombrio e Gato – um verdadeiro paraíso para os amantes das belas praias e do contato com a natureza. Essa extensa praia de mais de 1.500 metros fica do lado da Ilha oposto ao continente, o chamado lado oceânico. É de difícil acesso e, portanto, continua com o visual selvagem das praias desertas.
Castelhanos está sob a responsabilidade do Parque Estadual de Ilhabela, que dita as normas de visitação e conservação:
Sua estrutura conta com pequenos restaurantes à beira mar e quiosques, onde você terá o atendimento das pessoas da comunidade caiçara local.
Nesses locais os turistas adoram desfrutar do prazer de uma refeição quase ao ar livre, de frente para o mar, e nada como saborear um bom peixe à beira mar. Toda a extensão da praia é boa para banho, mas tem boas ondas para o surf.
A praia pode ser dividida em três partes:
Central: onde ficam os restaurantes e quiosques, além do estacionamento.
Canto direito: No lado direito da praia uma pequena trilha leva a um morro. Subindo por uns 200 metros você encontrará uma região com pedras grandes, de onde se descortina um magnífico visual de toda a praia. Castelhanos, vista de cima, possui uma formação que lembra a de um coração, a imagem mais famosa da praia.
Canto esquerdo: Além da Praia do Bonete, o canto esquerdo da Praia de Castelhanos chama os surfistas para o mar, pois possui boas ondas. No canto esquerdo também há um riacho que cria um local delicioso entre o encontro das águas doces com o mar e se tem acesso a Cachoeira do Gato, uma das mais bonitas de toda ilha.